segunda-feira, 15 de junho de 2009

Jornalismo socialmente comprometido*

Na semana passada, o jornalista José Arbex Junior esteve em Caxias. Em palestra na UCS, apresentou um panorama da comunicação no Brasil, dando ênfase pra leitura que fazemos (ou não) das notícias.
O jornalista acredita que hoje há uma manipulação do imaginário popular, com a utilização de recursos do entretenimento na composição dos noticiários, especialmente os da televisão. Segundo ele, é nos telejornais que a realidade do povo é mascarada, com a desvalorização do cotidiano popular e priorização de discursos que prezam pelo desenvolvimento econômico e social de poucos. Isso tem relação direta com a “estética da barbárie”, tratada em outra postagem recente, aqui no blogue.
Outra questão interessante, na palestra de Arbex, diz respeito à atual programação da tevê brasileira. Afinal, a tevê realmente mostra o que o povo quer ver? Arbex tem tranqüilidade ao afirmar que há uma cumplicidade nessa relação. A tevê mostra, sim, o que o povo quer ver, pra não perder audiência. No entanto, ela tem uma matriz ideológica que define o que vai ou não ser pauta. Nesse momento, a questão econômico-financeira da empresa de comunicação vai determinar o rumo de qualquer reportagem.
O maior problema, pra Arbex, é definido por outra pergunta: “por que o público não contesta essa programação?”. A resposta, segundo ele, parece estar relacionada à consciência e à formação pessoal de cada sujeito, que não vai deixar de assistir algo que dá prazer, ou buscar algo que não lhe alegra ou sacia.
Arbex exemplifica o caso ao dizer: “o meu compromisso é ter casa, família e carro na garagem? Tudo bem, a tevê responde a isso”. Acontece que compromisso social é (ou, pelos menos, deveria ser) algo bem mais amplo que isso, e passa pela necessidade de envolvimento com outros sujeitos, pra o crescimento coletivo de todos.

* Parabéns ao professor Paulo Ribeiro, do jornalismo da UCS, pelo esforço empenhado pra trazer Arbex à Caxias.

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