segunda-feira, 1 de junho de 2009

Blumenau: suas águas e seus morros

Passados seis meses do desastre em Santa Catarina, a cidade de Blumenau ainda respira os resultados dos estragos deixados pela enchente de 2008. Aos olhos, é visível a devastação material e ambiental provocada pelos desmoronamentos de terra e força da água; ao coração, é claramente perceptível o sentimento da população de não querer, nunca mais, passar mais por uma situação parecida.
O grupo da UCS chegou a Blumenau na noite de quarta-feira. Já nessa noite foi possível ver alguns rastros deixados pela enchente e constatar que a cidade ainda não se reergueu por completo. O povo, assim mesmo, é alegre e acolhedor. Meu colega Mauro e eu ficamos hospedados no bairro Progresso, distante cerca de 10 quilômetros do centro da cidade. Apesar da pouca distância, o trânsito lento faz o trajeto de ônibus durar cerca de meia hora.
O Progresso foi um dos bairros mais atingidos pela enchente, em novembro de 2008. Antes das oito da manhã de sexta-feira já estávamos nas ruas e foi aí que pudemos entender melhor o porquê. A região é extremamente montanhosa e muitas casas foram construídas ao pé do morro, quando não nele próprio. Pra quem saiu de Caxias do Sul, nada muito novo, exceto o fato de muitos deles estarem “desmatados”, cobertos apenas por uma terra vermelha, cor de fogo.
O Intercom acontece na FURB, distante três quilômetros do centro. A viagem de coletivo dura cerca de 45 minutos, saindo do bairro. Apesar de ainda não termos a programação completa em mãos, a expectativa por aprendizagem é grande. Esperamos que os organizadores do evento não tenham se deixado abater pelo clima nebuloso dos últimos meses.

Blumenau, SC. Quinta-feira, 28 de maio.

3 comentários:

  1. Oi!!

    Legal tu mostrar esse lado... Que a cidade ainda está se recuperando. Quem não ouve mais nada pensa que já está tudo como era antes...

    Agora fiquei na espera pra saber se no dia 29 os organizadores corresponderam às expectativas hehe.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. hei, amigo!

    vamos trocar links?

    há braços!

    www.musicaxias.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. É, mesmo não sendo tããão longe assim os respectivos lugares, as idas e vinda, eram viagens.
    E também fiquei bem chocado com as imagens que vi lá, bem tu sabe, tava do meu lado o tempo todo! :P


    off: Jeferson, tu nunca entra no msn né? :P Queria as fotos, dia 10 to indo pra pinheiro, dai queria levar algumas fotos.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Fórum Social Mundial 2009

Fórum Mundial Mídia Livre