sexta-feira, 19 de junho de 2009

Não sei cozinhar, seu Gilmar


Estudantes de jornalismo da UCS fizeram manifestações nesta quinta-feira, dia 18, contra a decisão do Superior Tribunal Federal que derrubou a exigência de diploma universitário pra que jornalistas possam exercer a profissão. A decisão dos ministros foi tomada na última quarta-feira, dia 17, por oito votos a um. Confira aqui o resultado. O ministro Gilmar Mendes, relator e presidente do Supremo, chegou a comparar a profissão de jornalismo com a prática culinária e de corte e costura, pra justificar o seu voto. Veja aqui.
Ora, jornalismo é uma profissão que exige compromisso social e ética, por isso ultrapassa os limites das técnicas e métodos, também importantes. O que se está em discussão, a partir de agora, não é apenas a exigência de um diploma universitário, mas a qualidade do jornalismo. Com quem terão compromisso esses futuros “profissionais”? Com o mercado? Com interesses políticos? As empresas poderão, por exemplo, colocar em suas redações, pessoas que atendam unicamente aos interesses do grupo, sem compromisso social nenhum.
A decisão representa um retrocesso, pois praticamente coloca na lata do lixo todas as horas de estudo encaradas por estudantes durante mais de quatro anos. A sociedade brasileira perde em qualidade da informação. Os profissionais do jornalismo perdem credibilidade. Além disso, são, de certa forma, humilhados pelos ministros que dão a entender que todo o processo de construção vivido na universidade já não tem tanta importância.
Os alunos de jornalismo da UCS vão seguir atentos à toda movimentação e dispostos a discutir a questão em outras instâncias. Por isso, na quinta-feira já estiveram no Fórum de Caxias e na Câmara Municipal de Vereadores, onde foi aprovada, por unanimidade, uma moção de repúdio à decisão do STF. Vamos adiante!

3 comentários:

  1. não sei cozinhar!!! símbolo da revolução! vai dizer q tu tem um blog, vou linkar lá no meu... abraço!

    ResponderExcluir
  2. Também comentei sobre isso no meu blog. A decisão mais repugnante de todos os tempos.

    Quanto ao ministro que tu citou aí(lê-se coitado), é um tremendo dum boca aberta mesmo.
    Ah, por favor, por que alguém não cria a lei "Obrigatoriedade de diploma para exercer política social." Quem sabe assim esses ministros ridículos tivessem um pouquinho de sabedoria pra saber o que estão fazendo e falando por aí.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ver vocês na rua, isso aí...
    Temos que nos manifestar, só assim para sermos de alguma forma ouvidos.

    Imagina, se com formação já existe um monte de jornalista babaca, falando asneira por aí, pensa sem diploma, aí foi tudo pelo ralo mesmo...

    ResponderExcluir

Fórum Social Mundial 2009

Fórum Mundial Mídia Livre