segunda-feira, 8 de junho de 2009

Lá fora, o bicho pega!

Na cerimônia de encerramento, apenas a entrega dos prêmios do Expocom* marcou o último dia de atividades do Intercom Regional. Digo apenas porque nós, da UCS, sequer inscrevemos trabalhos pro Expocom. Ficamos lá apenas aplaudindo os belos trabalhos das outras universidades (e eram belos mesmo hein!). Aí ficamos (pelo menos eu) pensando... será que essa não-participação se deve à falha nossa, alunos, por falta de iniciativa? Ou falta de incentivo dos professores? O que sei até agora é que ao voltar pra universidade, apenas alguns poucos alunos sabiam da existência do prêmio.
Esse estímulo da universidade talvez seja o que falta na UCS. Aprendemos muito bem as técnicas e métodos de fazer jornalismo de qualidade, mas somos incapazes de escrever um artigo bem elaborado. Vimos todos os exemplos do que se deve ou não fazer na prática jornalística, mas somos tontos o bastante pra deixar de ler análises sobre a realidade do Brasil.
O Intercom serviu pra mostrar que temos ainda muito o que evoluir, enquanto acadêmicos. Serviu também pra dar um alerta, apenas um alerta: ou trabalhamos em Caxias pro resto da vida (e pra isso estamos bem instruídos), ou damos jeito de buscar outras fontes de conhecimento, porque “lá fora”, o bicho tá pegando!

*
Seminário da Pesquisa Experimental em Comunicação, destinado a alunos, autores de trabalhos científicos. O Expocom dá premiação pros melhores trabalhos.

Um comentário:

  1. Se ta pegando! Cada dia que passa fica mais evidente isso.

    É, o pessoal é meio alienado a muitas coisas. Temos muito que evoluir com certeza. Mas como diria Arbex em A notícia como espetáculo ontem, depende de uma iniciativa de cada um... O mercado é você que faz... essas coisas todas.
    Acho que as falhas estão em todos nós. E boa parte da "culpa" disso tudo é o próprio mundo em que estamos inseridos. Acomodação e preocupação com coisas inúteis geram cada vez mais coisas inúteis e bobo é quem não procura evoluir e sair dessa coisa bitolada.

    Beijo!

    ResponderExcluir

Fórum Social Mundial 2009

Fórum Mundial Mídia Livre