terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O ministro e as políticas públicas



Nesta quarta-feira, uma mesa de debates propôs discutir questões relacionadas ao mundo do trabalho. Estiveram presentes o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Luiz Dulci, o presidente da Força Sindical do Brasil, Paulo Pereira, o presidente da Central Única dos Trabalhadores, Arthur Henrique, e outros representantes de entidades ligadas ao tema.
No foco central das discussões, a situação do Brasil frente à atual situação de crise econômica no mundo. O ministro Dulci disse que, mesmo com a crise, o Brasil vai continuar investindo em políticas públicas sociais, como o Bolsa Família, o Pronasci e o Projovem. Segundo ele, elas são grande forma de movimentar a economia do Brasil, pois fazem o dinheiro circular e colocam as pessoas em situação de menor vulnerabilidade social.
Tá certo o ministro. Com dinheiro as pessoas podem comprar mais, o que ajuda a mexer a economia, especialmente a local. Imagina como vai ficar o dono do armazém da esquina se seus clientes deixarem de comprar com ele, porque não tem dinheiro à vista? Pior, se passarem a comprar à prazo (é mais fácil) nas grandes redes de supermercado, que quebram as economias locais e pagam salários pífios a seus funcionários?
De acordo com dados divulgados no caderno Destaques (edição dezembro/2008), do Governo Federal, o programa Bolsa Família tem, hoje, 11,1 milhões de famílias beneficiadas com valores que variam de 62 a 182 reais por beneficiário. Isto representa uma dinâmica incrível nas economias locais, com intensa movimentação de capital, aumento da capacidade de compra das pessoas, melhora da auto-estima e maior capacidade de se ter uma alimentação adequada.
A atividade foi bacana, porque ajudou a pensar um pouco mais na crise do capitalismo (o que tá sendo chamado aqui de “autodestruição”, já que o próprio sistema cavou seu túmulo). Além desta, outras muito legais tão rolando por aqui, em todos os cantos. A tenda de Cuba é uma das mais visitadas. O espaço relembra um pouco da história do país e realiza atividades culturais (exibição de filmes, exposições, conferências, musicais), ao mesmo tempo que discute economia e política.
As atividades acontecem simultaneamente em duas universidades: a Federal do Pará (UFPA) e a Federal Rural da Amazônia (UFRA), ambas bem grandes.

Belém, PA. 28 de janeiro, quarta-feira, 23h55min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fórum Social Mundial 2009

Fórum Mundial Mídia Livre