sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

As utopias constroem ações concretas

É quase certo que, ao menos uma vez, já dissestes a seguinte frase: “se eu morresse hoje, morreria feliz”. Hoje foi um dia desses. Na UFRA, participei de uma conversa sobre “diversidades e mudanças civilizatórias”. Na mesa, Boaventura de Souza Santos, um dos mais (ou o mais?) destacados sociólogos do mundo. Em discussão, a necessidade de mobilização popular pra resolver problemas, como a devastação da Amazônia, a crise econômica mundial e o genocídio dos povos indígenas. Boaventura alfinetou alguns dos participantes do fórum, questionando o quê cada um está fazendo pra colaborar na construção de um mundo melhor: “Como podemos vir para o Fórum falar em mudanças significativas se nem sequer deixamos de tomar coca-cola?”, sentenciou. Ao mesmo tempo, disse que confia que as coisas não estão definitivamente perdidas, pois ainda há aqueles que acreditam e trabalham por dias melhores e afirmou que as utopias são necessárias, pois são elas que ajudam a movimentar o ser humano e o levam a fazer sempre mais e melhor.
Mais tarde, conheci pessoalmente Emir Sader, cientista político. A atividade, organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), pretendia promover o debate sobre “a comunicação dos trabalhadores na disputa ideológica”. Emir afirmou que, ainda hoje, os meios de comunicação do Brasil refletem o estilo de vida dos norte-americanos, com forte valorização da publicidade e incentivo ao consumo desenfreado. Uma das saídas apontadas por ele foi incentivar e valorizar o trabalho dos meios de comunicação alternativos e da tevê pública, como um espaço pra população se manifestar e dar maior valor à diversidade e à cultura local. Emir falou ainda que é dever da mídia promover o resgate das lutas de classes e a valorização do trabalho, como fonte de realização e desenvolvimento.
Emir Sader e Boaventura no mesmo dia! Eu morreria feliz, com certeza. Não por eles, mas pelas idéias deles, que também são as minhas. Morreria feliz por saber que muitos vão dar continuidade, que muitos não vão deixar as utopias morrerem e farão delas o motivo principal pra batalhar todos os dias e buscar outros melhores.

Belém, PA. 30 de janeiro, sexta-feira, 23h22min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fórum Social Mundial 2009

Fórum Mundial Mídia Livre