quarta-feira, 4 de março de 2009

Um pneu furado e um socorro falho



O retorno da capital do Pará quase 100% tranqüilo. Saímos de Belém às quatro da manhã de segunda-feira. Conforme o previsto, o grupo dormiu praticamente direto da manhã à noite, resultado do intenso envolvimento em todos os dias de atividades. Já na terça, tivemos condições de conversar melhor sobre a semana que tínhamos acabado de viver e, ainda, rascunhar as primeiras avaliações sobre as experiências.
A idéia principal do grupo era aproveitar o espaço do Fórum pra tecer novas argumentações e coletar idéias práticas pra aplicação no dia-a-dia, em suas atividades. Parece que alguns atingiram suas metas e voltaram felizes pra casa. Outros, no entanto, trouxeram o sentimento de que mais coisas poderiam ter sido discutidas. Ao fazer um balanço geral do FSM, dá pra perceber a satisfação dos participantes em fazer parte dessa história de envolvimento e construção coletiva.
Ah, eu disse “retorno quase 100% tranqüilo”, né? Pois é, em São Paulo furou um pneu do ônibus. Vinte quilômetros atrás havíamos passado pela praça do pedágio. O socorro da concessionária que controla a rodovia foi chamado, porque os guris (dois motoristas, mais o Zeca e o Milton) não conseguiam soltar um dos parafusos do pneu. Uma hora e meia depois, tivemos que chamar um borracheiro por conta própria, porque o socorro não apareceu. Sacanagem! Ainda há aqueles que apóiam o pedágio...
Da viagem, fica o sentimento de gratidão por todos os momentos, e a responsabilidade de fazer mais e melhor a cada dia. O pneu furado não foi nada, nem desanimou a turma que levou três dias e meio pra ir de Belém à Santa Maria.

Aqui tem informações sobre o Fórum Popular Contra o Pedágio, que é uma "organização civil de defesa do sistema público de transporte, dedicada em especial ao livre direito constitucional de ir e vir", segundo o blogue. Tem ainda uma música bem diferente pra criticar a privatização das nossas estradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fórum Social Mundial 2009

Fórum Mundial Mídia Livre